Oportunidade de ingresso no ensino superior com a nota do Enem

Todos os estudantes brasileiros que desejam ter uma oportunidade de ingressar em alguma universidade pública de qualidade precisam saber o que é o SISU 2022, já que ele é o sistema que permite utilizar a nota do ENEM como forma de alcançar vagas.

Vários programas foram criados pelo governo federal com o intuito de promover uma democratização do acesso às universidades, sejam elas públicas ou particulares, e dentre estes, um dos mais interessantes é justamente o SISU.

Por despertar grande interesse atualmente, o programa será o objeto deste artigo, que buscará esclarecer todas as dúvidas sobre este programa, mostrando de maneira clara e bem definida o que ele é. Vamos ver mais!

O que é o SISU 2022?

O SISU 2022, Sistema de Seleção Unificada, nada mais é do que um programa criado pelo governo federal para facilitar o acesso a vagas de cursos de universidades públicas participantes do programa.

É um sistema informatizado que é controlado pelo Ministério da Educação (MEC), e tem como principal característica ser uma plataforma na qual as instituições públicas de ensino superior podem ofertar vagas de alguns de seus cursos mais concorridos a estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM do ano anterior.

Quem pode se inscrever?

Segundo informações oficiais sobre o programa, quem pode participar do SISU são os estudantes que participaram do ENEM na edição anterior, mas será fundamental que estes estudantes tenham obtido nota na redação que não seja igual a zero.

Como algumas instituições utilizam o critério da nota mínima para participação do processo seletivo de certas vagas, o estudante deverá se atentar se sua nota lhe permitirá participar do processo seletivo para determinada vaga (o sistema irá emitir uma mensagem no momento da inscrição avisando, caso a nota do estudante não atinja o mínimo exigido para aquele curso).

Inscrição SISU 2022

O estudante interessado em se inscrever no SISU deverá utilizar seu número de inscrição e sua senha de acesso, que foram gerados no site do ENEM, lembrando que, caso o estudante tenha se esquecido de um ou de ambos, ele poderá recuperá-los no próprio site do ENEM.

Esta inscrição só poderá ser feita de modo exclusivo pela web, diretamente no site do SISU, não havendo a cobrança de quaisquer tipos de taxas ou de outros tipos de valores referentes ao ato da inscrição.

Acesse: sisualuno.mec.gov.br.

Um ponto importante no momento da inscrição SISU 2022 será a documentação exigida do candidato, e o estudante deverá se atentar em relação a isto, além de também se atentar aos prazos e tudo mais que envolve o processo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário