Saiba como se torna um jovem aprendiz da Caixa

A Caixa Econômica Federal é o principal banco público no Brasil. É a principal ferramenta do Governo Federal de pagamentos, arrecadação de impostos e outros tipos de ferramentas para ajudar na economia. Para ingressar ou por concurso público ou trabalho temporário como Jovem Aprendiz. Saiba como a seguir.

Sabe-se da importância dos estudos para diversos fatores, e sabe-se também que muitos brasileiros não concluem o ensino básico, ensino fundamental e médio. Por conta disso, é ofertado o Encceja 2020, um exame que possibilita o estudante a obter o diploma de conclusão de nível médio.

O certificado Encceja poderá ser solicitado caso o participante obtenha um bom desempenho na prova, atingindo o mínimo necessário para conclusão de ensino. A inscrição no exame é feita de forma online e acontece uma vez ao ano.

Vagas de emprego na Caixa

Por ser uma empresa pública a contratação de novo funcionário para a Caixa acontece apenas por meio de concurso. O edital é aberto e anunciado no Diário Oficial da União, os interessados fazem a prova escrita e se aprovados são convocados para assumir o cargo de Técnico Bancário Novo.

Mas há outras formas de trabalhar neste banco em especial, infelizmente todas temporárias. Uma delas é como Menor Aprendiz, cargo ocupado por estudantes do ensino fundamental e médio.

A empresa também contrata temporários por meio de empresas terceirizadas de mão de obra e estagiário de nível superior. Mas emprego com carteira assinada apenas na Caixa.

Cargo de Jovem Aprendiz Caixa

O Jovem Aprendiz da Caixa é um cargo de contratação temporária. Pode ser assumido por um ano e com contrato renovado por igual período. Finalizados os 24 meses não poderá ser contratado.

Para ser um jovem aprendiz da Caixa é preciso:

  • Ser estudante do último ano do ensino fundamental ou ensino médio;
  • Ter entre 14 e 24 anos;
  • Não ter sido um menor aprendiz antes;
  • Não ter emprego com carteira assinada.

A função é de meio período e sempre com expediente de segunda à sexta. O funcionário temporário não pode trabalhar por mais de seis horas e sempre com a supervisão de um técnico bancário. Não pode exercer funções de alta periculosidade e tão pouco serviços bancários como abrir e fechar conta, orientar investimentos, dentre outros tipos.

Para concorrer a uma vaga de aprendiz na instituição basta se cadastrar. O cadastro pode ser feito acessando o site oficial da empresa.

Novo Concurso da Caixa

O último para a Caixa Econômica Federal aconteceu em 2004. Valia por dois anos e já foi prorrogado, perdendo a validade então em 2018. Logo, a previsão é que de fato haja um Concurso Caixa. Mas será que vai acontecer? Alguns professores de cursinhos preparatórios para concursos estão bem confiantes.

Edgar Abreu, professor da disciplina Conhecimentos Bancários na A Casa do Concurseiro, cita que um funcionário novo é muito mais barato e mais adequado para a atual situação do banco. O concurso é certo e espero, mas não com tantas vagas como antes.

O concurso envolve apenas prova teórica com as disciplinas de conhecimentos bancários, português, raciocínio lógico matemático, matemática financeira e marketing e técnicas de vendas. Estas foram as cobradas no último certame, mas podem ser modificadas de acordo com a necessidade da empresa.

Por lei o Concurso Caixa não pode realizar apenas para cadastro de reserva. É preciso escolher dentro os pólos disponíveis qual deseja atuar, mas não a agência. Tende a ser um dos concursos com maior número de inscritos nas próximas edições.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*